Alguns objetos estão entre os componentes mais importantes das histórias das nossas vidas. Um objeto pode ser qualquer coisa e pode representar qualquer coisa. Mas também pode representar muito e significar bastante. Pode ser um tesouro, um item de poder, um símbolo de tristeza, um testamento de amor, um segredo que pode abalar a vida.
Todos temos objetos que nos pareceram inseparáveis em determinada fase da vida e todos lembramos objetos que, mais do que o seu valor tangível, possuem um enorme valor emocional. Os objetos que povoam o mundo interno de um indivíduo são pessoais, específicos e idiossincráticos no seu significado e na sua utilização.
As memórias de objetos valiosos são essenciais para dar sentido à vida. No processo de desenvolvimento na idade adulta, a maioria das mudanças envolve perda significativa, incluindo perda de capacidade física e mental, perda de familiares e amigos e perda de bens. Por isto, a manutenção destes objetos e das suas memórias acrescenta-lhes de exponencial significado.
Foi pedido aos alunos que escolhessem um objeto de mudança na vida deles. Este exercício de escolha inicia, imediatamente, uma reflexão racional sobre a importância de determinado objeto para cada um. O passaporte que permitiu a viagem; o anel do pai que já partiu; o primeiro filme de animação que determinou a escolha do curso; a fotografia do familiar ausente; todos eles, significam o mundo para os seus proprietários.
Comentários