top of page
Buscar
  • RETICÊNCIAS

A Francisco Simões em Estrasburgo - Programa Euroscola



E, estivemos em Estrasburgo…


O Projeto “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” implementado no nosso Agrupamento desde o ano letivo passado, prevê uma deslocação anual dos intervenientes no Projeto, alunos e professores a Estrasburgo para assistir in loco a uma sessão do Parlamento Europeu. Era, assim, uma convicção nossa de que estaríamos este ano em Estrasburgo, pois confiávamos no trabalho desenvolvido, nos alunos e no feedback positivo que tivemos em todas as ações desenvolvidas. De todas destacamos a realização do Colóquio Ambiente: Passado, Presente e Futuro que teve lugar na sede da Junta de Freguesia Laranjeiro e Feijó no dia 6 de março de 2020 e que contou com a presença do eurodeputado João Ferreira.


A situação de pandemia em que vivemos trocou-nos as voltas, mas não deixamos de estar em Estrasburgo, embora de forma virtual. Mas estamos no século XXI, não estamos? E o virtual está na ordem do dia.


Foi no dia 22 de janeiro, 8h00 em Portugal continental, 9h00 em Estrasburgo, que o Agrupamento de Escolas Francisco Simões esteve presente em mais uma atividade no âmbito do Projeto “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”. Alguns alunos das turmas 10ºD, 11ºD, 11ºE, e 12ºC assistiram e participaram na sessão do Parlamento Europeu onde se debateu a Europa. Este ano, entre outos assuntos, foram debatidos os problemas ambientais e elaborou-se um “Young Green Deal”, um Acordo Verde para a Juventude onde se destacou a proposta do nosso jovem Tomás Laranjeira, do 10º D, com a organização de várias iniciativas de Limpezas de Praias e Oceanos.


O programa Euroscola Online é o formato digital do Parlamento Europeu da Juventude, onde adolescentes de escolas de todos os 27 Estados-Membros europeus podem descobrir o processo de tomada de decisão do Parlamento Europeu. A participação ativa e a prática democrática são os elementos centrais do programa que pretende promover a discussão, entre jovens, sobre o futuro da União Europeia.


No dia em que o governo de Portugal decidiu fechar todas as escolas do país, decretando um período de férias forçado, por força do combate à COVID-19, a maioria dos alunos envolvidos não desistiu. Entre a opção de não realizar nenhuma aprendizagem, escolheu o conhecimento, a partilha e o debate sobre o futuro com outros Jovens Europeus. Mantém-se a esperança nas gerações futuras e na importância da Escola como formadora de cidadãos válidos e ativos.


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page