top of page
Buscar
  • RETICÊNCIAS

“O artista é um animal hermafrodita” - Entrevista a Francisco Simões


Falar com um artista consagrado envolve sempre uma enorme vontade, dedicação e curiosidade. Falar com o patrono de uma escola, da nossa escola, assume, ainda mais, um significado de crescente interesse e, até, um toque de algum nervosismo.

Francisco Simões é um artista. Um escultor. Mas, para lá desses factos, é um Homem, um sedutor, um comunicador. Durante uma hora, três alunos do nosso agrupamento conduziram uma entrevista que se revelou fácil e reveladora.

Das primeiras obras, ainda menino no Porto Brandão, à consagração como um escultor de extraordinária qualidade, reconhecido por todos, foram precisos alguns anos de vida mas breves minutos de conversa. Durante este percurso, falou, ainda, da sua outra paixão maior – a do ensino. Falou do início da sua carreira de professor (que ainda hoje considera ser uma das suas grandes qualidades) e afirmou que é “um artista do Amor e da Poesia!”.

O processo criativo, as suas influências, o papel do artista na sociedade, a solidão do artista, a função do estado no apoio às Artes, a sua ida recente para a ilha da Madeira e a sua visão de patrono de uma escola foram tópicos e caminhos que a Bruna Soares, a Joana Carvalho e o Luís Lima, alunos da nossa escola, apontaram para esta apaixonante viagem intelectual.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page